sexta-feira, 14 de fevereiro de 2003

DeRecepção aos Calouros

Parabéns calouro pela sua aprovação! Afinal você entrou no segundo melhor curso de filosofia de Campinas!!! Sabemos que passar no vestibular não foi o mais difícil. Duro mesmo foi criar coragem e assinalar o curso de filosofia na ficha de inscrição. Temos experiência, sabemos como as coisas estão para você: seu pai não te olha mais na cara, sua mãe chorando pelos cantos, perguntando "meu filho, onde foi que eu errei?", seu irmão menor com vergonha dos coleguinhas, seu tio, no churrasco de Domingo, abrindo aquele sorriso sarcátisco e perguntando "mas o que é que faz um filósofo", e você gagagaguejando, sem conseguir dar uma resposta convincente.

Não saber o que faz um filósofo é resultado da falta de informação sobre o curso. Falta de informação – diga-se de passagem e não sem propósito – que dura até o fim do curso, pelo menos. Essa desinformação é também um dos grandes responsáveis pelo preconceito com a filosofia, outro fator é a inutilidade da carreira.

Os filósofos costumam se dividir em três grandes grupos: padre/freira, maconheiro (a) e vagabundo (a). Caso você não se enquadre em nenhuma dessas categorias, são grandes as suas chances de ter errado de curso. Mas não desanime, vestibular tem todo ano e o COC é um ótimo cursinho! Se você se enquadrou em uma delas, você deve estar no curso certo. Agora, se você se enquadrou nas três categorias, parabéns! Você tem um futuro promissor no IFCH! Depois de formado é outra história, mas na faculdade você vai se dar bem!

Mas não bajulemos demais o curso, que ele tem seus pontos fracos, como todo curso. Final de semana de três dias, poucas provas, alguns trabalhos, nada de aula nas férias (o que significa, nada de recuperação). Para depois de formado (os tradicionais três mosqueteiros de cada turma) o mercado de trabalho também é muito amplo, falta apenas ser descoberto (se você descobrí-lo, por favor, avise-nos!). Mas já se sabe que a filosofia pode ser útil nas universidades e escolas, secratarias de cultura, editoras, jornais e empresas.

Como o curso exige muita leitura e escrita, você pode seguir, quem sabe, a carreira de escritor. Seguir o exemplo do Guimarães Rosa (ah, não, ele era médico), do Carlos Drummond de Andrade (ops, esse era farmacêutico), da Marilene Felinto (não, ela se formou em letras), do José de Alencar (xii, ele era advogado). Enfim, isso mostra como é amplo o mercado de trabalho, você pode ser o primeiro filósofo romancista famoso do Brasil!

Escolha o corte da sua barba e cabelo (sugestão nossa para os filósofos: cabelo comprido e barba de uma semana ou de seis meses; para as filósofas: uma tesoura na mão e uma idéia na cabeça), a cor do seu cabelo, uns piercings pra pôr no nariz, na língua e no (a) persiguido (a), puxe seu Nietzche do armário e venha se divertir na filosofia. Afinal, faculdade é sexo, festa e rock’n’roll (mpb e clássico são aceitos; funk, pagode e Alanis Morrisete, Kelly Key e Charlie Brown Jr. são terminantemente rechaçados).

Afinal, como dizia aquele grande filósofo: "Inútil, a gente somos inútil!"

Bem vindo à filosofia da Unicamp!

Campinas, 14 de fevereiro de 2003

(texto para o Cafil-Unicamp)

Sem comentários: