terça-feira, 25 de fevereiro de 2003

Deslizes da imprensa imparcial

Construir a imagem do maior tirano atualmente em atividade não é fácil. Os Estados Unidos que o digam. Buscar informações que o incriminem, forjar provas para acusações que não passam de boatos, convencer a mídia a mostrar apenas as imagens de interesse do mundo civilizado.

Pessoas de turbantes, desdentadas, pobres, sujas; o povo iraquiano, pelo que nos mostram as imagens vinculadas quase que diariamente na mídia, é um povo sofrido, e cujos fundamentalistas são os únicos a apoiá-lo. Acostumado a ver imagens apenas como as citadas, me surpreendi com a imagem da Associated Press, publicada pela Folha de São Paulo de hoje: jovens em um barzinho de Bagdá. Estavam bem vestidos, bem penteados, usavam "acessórios", o ambiente muito semelhante a alguns barzinhos mais alta-classe que encontramos no Brasil – na verdade até um pouco melhor.

A imprensa às vezes comete seus erros. Quem diria que Bagdá jovens ainda riem e se divertem em barzinhos; que o Iraque não é um reduto de fundamentalistas ignorantes da própria miséria.


Campinas, 25 de fevereiro de 2003

Sem comentários: