quinta-feira, 13 de fevereiro de 2003

Paciência tem limite

Se eu quisesse aumento de juros, medidas para agradar o mercado, aumento do superávit, independência do Banco Central, corte de gastos e outras medidas afins que marcaram o governo FHC, teria votado logo no Serra, ganharia uma orelha de burro, mas ficaria livre do nariz de palhaço.

Se acham que eu estou exagerando, vale conferir FHC: uma biografia não-autorizada, do cartunista Angeli (www.uol.com.br/angeli). Sarney, ACM, muito blábláblá, alianças esdrúxulas, Lula segue direitinho os passos do antecessor. Só falta o Lula dizer explicitamente "esqueçam o que eu escrevi".

Primeiro os mercados elogiaram Lula, agora foi a vez do FHC. FHC?! "O presidente [Lula] tomou decisões muito austeras. Isso parece uma espécie de coroação do que eu disse". Se FHC não mudou de idéia – continua se achando o maior estadista do Brasil, que suas reformas neo-liberais foram frutos de análise e reflexão e era (é) esse o único caminho para o Brasil chegar ao mundo civilizado – só pode o Lula ter mudado.

Claro que mudanças bruscas são difíceis, dado o estado calamitoso e dependente do Brasil entregue ao Lula por FHC, mas onde estão as sinalizações de mudança? Por que aumentar e não diminuir em meio porcento os juros? ACM na comissão de Constituição e justiça? Só faltou chamar a senadora Heloísa Helena e o deputado Babá de neo-bobos. O jornalista Jânio de Freitas, uma das mais lúcidas vozes do Brasil, disse que não podemos acusar Lula de incoerente: ele segue coerentemente a cartilha ditada pelo FMI.

Em editorial, a Folha de São Paulo criticou a falta de um plano de governo. E aquele projeto para o país que o Lula, durante a campanha, dizia ter, onde está? Existia mesmo? Onde estão as reformas prometidas?

Paciência tem limite. A minha chegou ao fim, e creio que a de muitos já está esgotando também. De La Rúa também se elegeu como candidato da esquerda, prometendo reformas, mas preferiu seguir os passos do antecessor. Nós sabemos aonde deu.


Campinas, 13 de fevereiro de 2003

Sem comentários: