domingo, 8 de junho de 2003

Arrependimento...

“O programa do Serra era melhor do que o do Lula. Mais bem estruturado, mais claro. Talvez por isso ele tenha perdido.” Essa frase parece ser dita por um tucano, aliado do Serra, desiludido como a maioria dos brasileiros que possuem outra fonte de informação que não o Jornal Nacional com a ortodoxia do governo Lula. Porém, trata-se da fala do Francisco de Oliveira, sociólogo da U$P, que participou da elaboração do programa de reforma política do candidato... Lula.

Quem costuma acompanhar a Folha de São Paulo provavelmente deve achar eufemismo dizer que o programa do Serra é melhor, porque o programa do Lula, o programa que seria uma alternativa ao neoliberalismo dos anos Fernandinos, não existe. Pelo menos foi o que disse um dos cabeças do PT em artigo na página A3 da Folha, dias atrás: o PT vai tentar construir uma alternativa ao modelo vigente na base da tentativa e erro, foi o que mais ou menos disse Tarso Genro. Claro que a construção dessa alternativa depende ainda da coragem do Lula, Palocci e cia de romper com o modelo vigente, algo que parece muito distante, visto que o governo “beijou a cruz” da ortodoxia, nas palavras do filósofo petista Paulo Arantes.

Enquanto não constrói a alternativa, Lula tem feito um governo à sombra do seu antecessor: viagens internacionais (segundo o Estado de São Paulo de hoje Lula percorreu maior quilometragem que FHC), muito blablablá, Refis, reformas da previdência e tributária reacionárias, ACM, PMDB, e a imposição do pensamentos único (o mesmo dos anos FHC).

Se José “Rota na Rua” Genoíno resolver fazer um expurgo de verdade nos quadros do PT daqueles que pensam diferente dos cabeças do partido – e não apenas escolher três para cristo –, não vai sobrar tanta gente assim.

Ah, se arrependimento matasse...


Campinas, 08 de junho de 2003

Sem comentários: