sábado, 13 de setembro de 2003

Coerência

Parte do movimento estudantil na Unicamp, incluído aí o DCE, tem como uma de suas bandeiras a luta contra o imperialismo estadunidense. O DCE Unicamp tem, inclusive, uma bela camiseta contra a guerra em que aparece a estátua da liberdade empunhando uma metralhadora no lugar da tradicional tocha.
Fora essa há sempre faixas, camisetas e menções de repúdio à ALCA, à tomada da Base de Alcântara entre outros temas. Acho interessante que o movimento estudantil se interesse por temas que vão além da universidade, mas me parece que é dada uma ênfase muito grande a esses temas, deixando de lado temas mais ligados à defesa da universidade pública e a projetos realizados em Campinas. Pelo menos é essa a impressão que o DCE da Unicamp passa a alguém não muito por dentro do movimento estudantil.
E estava eu lépido e faceiro, ou melhor, mal humorado e carrancudo com meu irmão esperando pelo meu pf num restaurante de Barão Geraldo (25 minutos de espera para avisarem que o arroz tinha acabado), quando de repente sentaram-se numa mesa frente a nossa 14 seres humanos da espécie movimentus estudantilis (credo, foi pra isso que eu fiz latim?). Não tenho certeza se faziam parte do DCE ou de algum centro acadêmico, mas pelo menos três deles eu já tinha visto coordenando a assembléia dos estudantes durante a greve. Digamos que não foi uma bela surpresa tê-los em minha frente.
Nada contra eles, muito pelo contrário, admiro muito esse pessoal que participa do movimento estudantil ativamente, tentando fazer sua parte na construção de um país melhor (por mais que muitos achem que eles não saem do lugar, pelo menos eles tentam). Tudo corria bem na mesa em frente, que fazia seus pedidos de pf, para desespero do garçom que não conseguia anotar muito bem os 14 pedidos.
Enquanto isso eu tentava ler a camiseta de um dos cidadãos (um dos que eu havia visto coordenando a mesa da assembléia). Uma camiseta do DCE contra a ALCA. "Pátria livre, venceremos" e "'Fazer é amelhor maneira de dizer' José Marti" eram as frases que havia nas costas dessa camiseta. Fiz questão de anotá-las quando a mesa pediu as bebidas: duas Pepsi e uma Fanta.
Questão de gosto, dirão muitos. Se eles preferem Fanta e Pepsi, deixe que bebam. E foi o que eu fiz, afinal, que poderia eu fazer? Mas não deixa de ser contraditória a cena com a camiseta usada por um deles (e com a qual a maioria, se não todos, devem concordar). Camiseta contra os anseios imperialistas estadunidenses na América Latina e Coca-Cola Company em cima da mesa? Parece que eles nunca atentaram para a camiseta: "Fazer é a melhor forma de dizer". Esperar que grandes atos contra a ALCA e os EUA, marcados por palavras de ordem, façam com que eles se sensibilizem e pensem melhor o que querem fazer com o mundo não me parece muito frutífero se não for acompanhado do hábito de contestar todos os dias, nos pequenos gestos, a arrogância dos EUA. Aos que não acreditam que isso tenha algum efeito prático, circulou na internet há algum tempo um e-1/2 do Instituto de Defesa do Consumir (Idec) com exemplos concretos de boicotes que tiveram resultados. Boicotar os produtos estadunidenses é pouco, sem dúvida, bem menos que derrubar o World Trade Center, mas se todo mundo fazer esse pouco pode estar contribuindo pra que o mundo seja um pouco mais justo (fim de crônica manjado este, mas é verdade).

Campinas, 13 de setembro de 2003

Sem comentários: