quarta-feira, 8 de outubro de 2003

Questão ambiental é assunto de segunda categoria

O governo Lula tem sabido usar a máquina para aumentar sua base no congresso. Tem feito isso muito bem, inchou partidos aliados, reduziu o PFL e o PSDB a pouco mais de 120 deputados e tem, portanto, caminho livre para conduzir a reforma que quiser, do jeito que quiser.
Não é apenas no congresso que o PT tem mostrado seu poder de atrair as massas. Vem aí um programa de filiação que pretende aumentar dos atuais 500 mil para um milhão o número de filiados ao partido. Mas será que esse aumento quantitativo será feito de forma a manter a qualidade dos quadros do partido?
Não é o que parece. O PT ameaça perder, e muito, em qualidade. Ainda consegue manter seus filiados "de qualidade" porque estes têm um que sentimental com o partido (muito deles ajudaram a fundá-lo). São os diversos intelectuais e os chamados radicais que tem criticado abertamente e ferozmente a forma como Lula e companhia tem governado o país. Os radicais ainda ganham espaço na mídia, alguns intelectuais também, apesar do seu barulho estar mais restrito ao seu meio. E existem aqueles que, sem tanto sentimento pelo PT, simplesmente deixam o partido, sem fazer muito alarde. É o caso do deputado Fernando Gabeira.
Ao invés de sair falando mal do governo e depois ter que agüentar a reprimenda da direção do partido, e quem sabe ser expulso (como seria bem provável), Gabeira preferiu sair do partido ao mesmo tempo que abria a boca. Ruim para o PT, que perde importante figura do movimente ambientalista nacional, e cujo presidente do partido tenta reverter a situação. Os argumentos de Gabeira? Condizentes como as críticas que costumam sair do próprio PT: critica ele o governo por assumir posições contrárias ou que não haviam sido explicitadas no seu plano de governo (que Gabeira, por sinal, ajudou a elaborar), como a liberação dos transgênicos, a retomada do projeto nuclear, a demora na demarcação de terras indígenas, a suspensão da proibição de propaganda de cigarros no GP do Brasil de Fórmula 1, entre outras questões.
Exagero quando digo que o PT tem perdido em qualidade? Gabeira dá um bom exemplo que aquilo que fica no PT não é tão bom assim: na invasão do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná - considerado patrimônio da humanidade pela Unesco, uma das poucas áreas com mata atlântica preservada -, pela reabertura da Estrada do Colono, não houve voz no governo que condenasse o
apoio de deputados e prefeitos petistas à invasão.
Ou seja, não criticando a política do Palocci, pode defender o que quiser.

Campinas, 08 de outubro de 2003

Sem comentários: