sábado, 27 de dezembro de 2003

Um ano ruim?

No seu balanço do primeiro ano Lula disse que 2003 não foi o ano dos seus sonhos, apesar dele conseguir dormir tranqüilo, como revelara em entrevista anterior. Salvo alguns poucos eleitos 2003 não foi o ano dos sonhos da maioria dos brasileiros: aumento do desemprego, queda da renda, aumento do trabalho infantil.
Convenhamos, o governo Lula é pior que o FHC, justamente por faltar a Lula o PT dos anos FHC. Na economia, FHC tinha como ministro um tecnocrata de visão estreita, mas que pelo menos sabia o que estava fazendo. Palocci é médico sanitarista, de visão tão limitada quanto à de Malan e que não sabe nem o que faz. Escuta o que diz um economista aqui, o que diz outro acolá, e acaba fazendo o que o FMI manda. Perdão, faz mais do que o FMI faz: os 4,25% de superávit primário foi o governo, como prova de bom aluno, quem estipulou, e já avisou que manterá até 2007. Por falar em médico sanitarista, que médico de quinta categoria é Palocci, liberou 2,9 milhões para saneamento básico em 2004. Segundo Vinícius Torres Freire, são necessários 178 milhões para a universalização do saneamento. Neste ritmo, se o governo não reter as verbas, em 2064 todos os brasileiros terão esgoto e água tratada na sua casa!
Na política, o PT é tão sujo quanto PSDB, PFL, ou qualquer outro partido, fazendo de cargos e verbas moeda de troca nas reformas.
Na agricultura, um ministro que poderia ganhar o troféu de liberal do ano. Nem Roberto Campos conseguiria ser liberal como ele. Dizer que transgênicos é problema unica e exclusivamente do mercado? Qualquer idiota sabe que transgênicos trás consigo um debate acerca de saúde pública e equilíbrio ecológico. Pode-se achar que não causa dano nenhum, mas negar esse aspecto da questão é inaceitável, ainda mais pra alguém que ocupa um cargo público.
A reforma agrária parou. Os empregos, foram criados um milhão, se vangloria o governo, mas entraram no mercado um milhão e meio de pessoas.
E pra terminar o ano em que Lula dormiu tranqüilo, as doações do Fome Zero, a menina dos olhos de Lula, foram diretamente para o prato de milhares de banqueiros. Isso mesmo, segundo a repórter Marta Solomon, a verba arrecadada pelo governo foi gasta com pagamento dos juros.
E pensar que eu votei no Lula...

Pato Branco, 27 de dezembro de 2003

Sem comentários: