sexta-feira, 2 de janeiro de 2004

A política externa altiva

Lula não acha seu governo perfeito, mas muito perto disso, mas se tem alguma coisa que ele enche a boca pra falar e da sua política externa, tida como a menina dos olhos do seu mandato. Sem dúvida é muito importante a união dos países pobres na busca de melhores condições de negociação com os países ricos, mas falta ao governo Lula uma alternativa real à exploração
atual feita pelos países ditos de primeiro mundo. Lula tem defendido e apregoado o livre comércio como solução dos problemas brasileiros e mundiais, igualzinho ao que faz os EUA, e não tem buscado um caminho alternativo, baseado na cooperação entre países.
Política externa, como toda política, é feita de concessões, e o PT sabe disso. Mas concede muito mais do que deveria. A Monsanto foi uma contemplada com a benevolência do governo petista, no único veto que Lula fez à medida provisória que libera o plantio dos transgênicos ele tirou da Monsanto qualquer responsabilidade por eventuais danos à saúde ou ao ecossistema que a soja transgênica pode trazer. Precisa mais alguma coisa pra pôr a soja transgênica sob suspeita, se nem sua produtora põe a mão no fogo por ela? E o pior, o governo a protege. Nada que surpreenda, já que o governo já havia cedido ao lobi uma vez e dado perdão ao crime de agricultores que plantaram soja transgênica safra passada (vale lembrar que então plantar soja transgênica e vender cocaína era duas contravenções penais, por que não libertar todos os traficantes de drogas também?).
Mas voltemos à política externa. Já que o Itamaraty não fazia nada o juiz federal Julier Sebastião da Silva, de Mato Grosso, resolveu agir e, baseado no princípio de reciprocidade entre as nações, impôs ao turistas estadunidenses as mesmas regras para entrar no Brasil que estão submetidos os brasileiros para entrar nos EUA. Daria até pra desculpar o lapso do governo brasileiro, afinal é fim de ano, e a vaca louca atacou nos Estados Unidos, o presidente teve que rever todo seu plano de churrasco de ano novo, ver de onde importaria a carne agora que a carne dos EUA tinha sido barrada (afinal, se ele sequer fuma cigarro brasileiro, por que crer que
ele vá comer carne brasileira?), Argentina, Austrália, enfim, ele estava numa resolvendo uma questão de estado delicada. Mas não contente em não ajudar, o governo federal resolveu atrapalhar, e já avisou que acionará a advocacia geral da união para derrubar a decisão do juiz.
Depois de mais essa bela demonstração de independência do governo brasileiro (independência frente aos interesses nacionais), eu gostaria de perguntar ao senhor presidente: o que significa altivo para o senhor?

Pato Branco, 02 de janeiro de 2004

Sem comentários: