sexta-feira, 9 de janeiro de 2004

Uma mão lava a outra

Falei na última crônica nas verbas distribuídas generosamente pela imprensa nacional. As revistas semanais não ficariam de fora, claro. Entende-se bem o porquê da revista Veja ter ficado com o bolo maior (R$ 1,2 milhão), afinal trata-se da maior revista semanal do país. Mas na segunda posição veio a revista Carta Capital, com seus modestos 55 mil exemplares (a revista Época tem algo em torno de 500 mil leitores). Nada surpreendente. Carta Capital, que Mino Carta, seu editor-chefe, se gaba de imparcialidade, independência e espírito crítico, apoiou Lula já no primeiro turno da eleição presidencial. E como diz aquela canção do Arnaldo Antunes: uma mão lava a outra, lava uma. O apoio que Mino deu à Lula não foi algo tão desinteressado assim, preocupado unicamente na melhor opção para o país.

No quesito independência, Carta Capital, ao que parece, não vende reportagens como Veja, mas tem esquece de certas coisas que deixa a gente pasmo.
Exemplo primeiro: já faz um par de anos Carta Capital fez uma reportagem sobre transgenia, mas transgenia em animais, em plantas, nada. Uma das principais propagandas daquela edição era da Monsanto. Talvez seja só coincidência, mas...
Exemplo segundo: a revista tem como um de seus sócios o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, sócio também de uma universidade particular, a Facamp (que se utiliza de parte da estrutura da Unicamp, diga-se de passagem). Educação superior no Brasil é um tema que recebe uma atenção considerável da revista, mas detalhe: nem uma linha sobre universidade públicas. Estão ameaçando cortar a luz da UFRJ por falta de pagamento? Vão fechar o PS do HC da Unicamp? Instalação de cartão de débito de banco privado como cartão de registro acadêmico nas universidades paulistas? Bem, isso Carta Capital
desconhece. Agora inadimplência de alunos, aumento na qualidade das universidade particulares, boas universidades a preços acessíveis, tudo isso você encontra nas páginas da revista.
Semana passada saiu na Folha de São Paulo uma reportagem sobre o recorde de aposentadorias na Unicamp, vamos ver se desta fez Carta Capital fala alguma coisa.

Pato Branco, 09 de janeiro de 2004

Sem comentários: