quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

Relato de viagem 1

Bs As, 2,6,1,6
Pensamento do dia: nunca subestime o tamanho de um país.
Turista bobo é mesmo uma alegria: qualquer coisa que vê acha o máximo, maravilhoso: "mira vos, que hermosa vaquita!", "mira vos, que linda praza de pedágio para pista simples y sin acostamento!". Bem, se eu estiver de bom humor, eu sou um turista bobo. E ontem eu estava: troquei a passagem de uma empresa nacional pela concorrente argentina e ao invés de carro convencional de um eixo, carro leito, com dois, café da manha, janta e 10% mais barato.
Nao cheguei a achar as vaquitas lindas, mas a aduana em Puerto Iguazu foi interessante: parecia saída de um conto do Quiroga (só nao consigo me lembrar o nome). Uma sala com as paredes internas forradas de madeira, meio caindo, tudo muito sujo, um ventilador de chão que só tinha hélice e haste, na mesa do funcionário o valque-talque e um rádio pra escutar o jogo. As luminárias, algumas queimadas, outras quebradas, e as demais sujas que não iluminavam muito. Como a casinha tinha janela dos dois lados, via-se do outro lado mato. Cena quirogueana. Sem contar pisar na espuminha com sabao, e os carros passarem no tanque com sabao para entrar no país, digno de explicacoes científicas que o Quiroga adorava dar em seus livros - explicacoes da mesma época, diga-se de passagem
Enquanto espero meu irmão (que era para chegar as 11h, mas deve chegar lá pelas 15h ou 16h) uma volta pela Buenos Aires. Nao achei que está mais sul-americana que na outra vez que vim, sete anos atrás. Um pouco mais suja, mais pedintes e vendedores ambulantes, mas nada comparado ao centro de Sao Paulo. Só não está mais conseguindo esconder os pobres dos turistas, coisa que a Europa também não tem conseguido. Mas segue hermosa e chique. Qualquer butecão é chique, o que me inibe um pouco.
Também não sei se entendi direito o que falaram no rádio: parece que hoje é o último passeio das madres de la plaza de mayo. Foram 1500 quintas-feiras de protesto. Segundo a entrevistada: ´los desaparecidos estan desaparecidos´. Acham que o presidente, ´el loco´, segundo pichações que vi na estrada, assumiu a causa delas e está tratando bem. Agora se dedicarão a outras causas: desempleados, niños con hambre, etc.
E como eu disse: nunca subestime o tamanho de um país: Buenos Aires - Puetro Madryn, 17 horas de viagem, e nãoo as 9 ou 10 que eu esperava...
Pois bem. Volveré ao terminal rodoviário, onde estive as últimas duas horas e meia, esperar mi gracioso hermano.
Saludos,
Dalmoro

Sem comentários: