terça-feira, 7 de fevereiro de 2006

Relato de viagem 7

Descobrimos porque conseguimos reservar albergue em Ushuaia com relativa facilidade, mesmo estando em cima da hora: o que controla o fluxo a cidade são os meios de se chegar a ela. Alegres e felizes chegamos a Rio Gallegos para descobrir que só há vaga no onibus de segunda, dia 13. Agora tentaremos ir para El Calafate ou El Chaltén, cidades com mais ônibus, mas bem mais concorridas. É o que dá fazer viagem na louca.
Enquanto pensamos no que fazer, reporto o terceiro dia de Deseado, quando fizemos um passeio pela Ria. Ria é uma entrada de mar no continente; no caso de Puerto Deseado, a Ria adentra 40 km. Pensávamos que seria um Valdés/Tombo em miniatura, mas nos surpreendemos. Havia
lá, além dos nossos conhecidos pinguins e lobos-marinhos (que vimos de mais perto), uma grande diversidade de aves e um golfinho (ficamos sabendo que no passeio da tarde eram quatro).
Desta feita não tivemos sorte com os companheiros de excursão: um bando de turistas interessados em tirar fotos, em buscar o melhor ângulo, comparar suas super-profissionais cheia de acessórios e com mil apetrechos, indifirente de estar incomodando os animais ou não.
Ficamos um tanto chocados com o comportamento deles, assim como dos guias. Eram os suiços assobiando para os lobos-marinhos, os canadenses indo mijar no meio dos pinguins, o guia esvaziando a erva do mate na praia de pedra da ilha onde estavam os pinguins! Essa parada na ilha, por sinal, esfriou muito o passeio: ao contrário de Punta Tombo, não há demarcacao "aqui pode vir, aqui nao". Passeia-se livre pela praia, quase junto aos pingüins, digo quase porque ao se aproximar deles eles saiam correndo assustados - não sei se por falta de hábito com visitantes, ou se por serem mais jovens que os de Tombo. Enfim, um primor de respeito aos animais da ilha.
Por enquanto é isso. Temos agora que voltar a pensar no que fazer, mas pelo menos há a possibilidade de termos uma refeição com comida e não bolachas, sanduíches ou empanadas, como nos últimos seis dias.
Saudações,
2.
Rio Gallegos, 07 de fevereiro de 2006

Sem comentários: