segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Carta para Folha: Folhateen

"Que a Folha tem uma imagem bastante rasteira do que seria um adolescente médio, isso fica bastante evidente pelo seu caderno Folhateen. Conforme o caderno (e, conseqüentemente, o jornal), o "teenager" - que vai dos dez até próximo dos 30 anos (?!) - é uma pessoa idiota ávida por consumir e estar sempre na última moda, de preferência na última tribo. Até aí, o reforço dessa imagem por parte do caderno já não me surpreende mais. Agora, dizer que doar tênis para vítimas de enchentes é "engajamento", como na edição passada, é exagerar demais a dose. O repórter poderia alegar que se trata de uma ironia, mas nada na reportagem (ou mesmo no caderno) dá deixas para usos "tão" sofisticados da linguagem.

Não sei qual era o objetivo do jornal em ter um caderno destinado ao público jovem. Se era entretê-lo com mais do mesmo, sem nada a acrescentar, penso que o caderno cumpre com louvor seu papel. Se, pelo contrário, o Folhateen visava habituar os jovens à linguagem do jornal, formando os futuros leitores das suas páginas sérias, tenho sérias dúvidas de que o objetivo seja alcançado."

Campinas, 09 de fevereiro de 2009

1 comentário:

ADRIANO FACIOLI disse...

isso mesmo, assino embaixo. folhateen me incomoda desde seu lançamento, quando eu ainda era adolescente... caderninho ridiculo...