domingo, 22 de novembro de 2009

Um domingo adolescente

Ao acordar me olho no espelho, noto que três espinhas amanheceram em minha testa. Quando passar a adolescência, passam junto as espinhas, me diziam há mais de uma década. Também diziam que tão logo eu parasse de crescer para cima, eu começaria a crescer para os lados. E cá estou, com exatamente o mesmo peso de quando tinha quinze anos, apesar de ter uns dez centímetros a mais. Além disso, lembro também que diziam que assim que passasse no vestibular era hora de queimar as apostilas do segundo grau ou do cursinho, porque nunca mais eu precisaria olhar para elas. Como na história da espinha e do peso, acreditei mais nessa. Mas por precaução resolvi guardar meu material pré-vestibular – vai que…

E foi que mal eu pisei (literalmente) na USP para cursar psicologia, e me bateu a certeza: quero fazer filosofia. No fim do ano, mesmo tendo entrado na universidade – e não era qualquer uma! –, lá estava eu prestando vestibular de novo. Não que a psicologia tenha sido um erro (Paulo, Vannucci, Paula, Tati, Disnei, Mara, Roger, Júnior, Carlos, Amarillo, Bruno, Leonardo, Luís, Vinícius não me deixam mentir), mas a filosofia foi realmente um acerto: me encontrei com ela de maneira fantástica.

Por via das dúvidas, guardei o material pré-vestibular.

E eis que hoje, dia em que me deparo com três espinhas na testa, eu que peso o mesmo de quando era vestibulando, me vejo ansioso para não perder o ônibus e chegar atrasado ao local da prova. Quando eu passei, em 2001, a Fuvest era em dois dias. Agora é só um. E quando eu passei não tinha trabalhos da pós apertando e não estava há oito anos sem ralar em física ou química. Foi curioso me ver outra vez preenchendo alvéolos depois de ter calculado um logarítmico (ou fingido ter calculado).

Depois do vestibular, voltando para casa, me deparo com um amigo que morou comigo no primeiro ano de faculdade em Campinas, o João Paulo. Está terminando a residência e veio fazer a prova de especialização. Há dois anos não nos víamos. Continua com a mesma risada, a mesma cara, desconfio que com o mesmo peso. Terá mesmo se passado oito anos desde que entramos na Unicamp? Reparo que ele não tem espinhas na testa. Quem sabe se eu diminuir o exagero em chocolate?


Campinas, 22 de novembro de 2009

Publicado em www.institutohypnos.org.br

Sem comentários: