sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Olha o rapa!

Estou caminhando na rua Coronel Xavier de Toledo, próximo à entrada do metrô Anhangabaú, em direção à Paulista. Percebo um certo frenesi entre os ambulantes: é a guarda civil municipal fazendo o rapa. A novidade para mim é que desta vez passo quando o rapa está em ação, e não quando já passou ou é ainda apenas uma ameaça. Logo estão todos os ambulantes recolhendo rapidamente suas mercadorias e partindo em disparada. Alguns levam só os produtos, mesmo, e deixam as caixas onde as expunham. Outros – como o criminoso que vende cedês de mp3 – saem carregando a caixa na cabeça.

Vindo na outra direção, um negro, desses que vendem relógio e bijuterias, fura o primeiro cerco, mas corre na direção errada e é pego no segundo – praticamente na minha frente, que de início me assunto com uma mulher caindo. O homem se desvencilha da mochila que um dos guardas segurava e desce as escadas, ainda com uma maleta. Tropeça e cai. Os dois guardas decidem empreender a caçada: um deles sai correndo atrás do bandido, cassetete numa mão, a mochila na outra. O outro já desabotoou o coldre e troteia atrás dos dois com a mão na arma.

É prendendo vendedores ambulantes de berloques que São Paulo ganhará o selo de cidade civilizada, vindo diretamente de Genebra, penso.

Uma multidão se forma para acompanhar a fuga – só um casal se beija alheamente ao que se passa ao redor. Não chego a olhar com atenção, mas numa vista rápida, conto cinco carros da guarda civil municipal: combate eficiente ao que há de mais pernicioso na sociedade, pelo jeito: dá tempo pra correr atrás de camelô. Duas mulheres me perguntam se foi assalto. "Não, rapa", "Ah, coitado". Um guarda com uma lanterna vasculha um local escuro e acha um papelão com capas para celulares. Noto a grandiosidade da obra da guarda: o Brasil sem as nocivas capas para celulares estará a um passo de se tornar um país desenvolvido.

As pessoas começam a se dispersar, eu também sigo meu rumo. No caminho, um bichinho de pelúcia no chão, que o ambulante não conseguiu pôr no saco e a guarda não recolheu como prova do crime. Quem se abaixar para pegá-lo terá economizado cinco reais.


São Paulo, 10 de agosto de 2012.

Sem comentários: