quarta-feira, 6 de maio de 2015

O banheiro coletivo

De início achei que fosse por algum prazer sádico: sempre que ia limpar a caixa de areia, os dois bichanos se punham a espreitar-me, em especial a gata (Mafalda?). Um pouco mais de convivência entre nós e vi que fazia um juízo equivocado acerca dos meus colegas de apartamento: a gata logo perdeu o medo e tem me ajudado na limpeza da caixa - o gato (Guile?), tem perdido o receio mais vagarosamente, ainda mais acompanha do que ajuda, mas já se insinua. Mafalda tem sido tão diligente na sua ajuda que continua o trabalho, mesmo quando já recolhi tudo o que havia para recolher, jogando areia por toda área próxima. Resultado: meu banheiro em estado lastimável, com barro por tudo. Não tive dúvidas: comprei uma caixa fechada, na esperança de tornar meu (nosso) banheiro minimamente habitável. Conseqüência: se recusam a entrar nela se estiver com a tampa. Sem a tampa, Mafalda segue ajudando ao seu modo.
E não é só a limpeza da caixa de areia que os atrai para o referido recinto: notei que minha ida ao banheiro é um evento para eles. No início era toda ida, agora estão um pouco mais seletivos: houve vez que eu tomava banho, porta obviamente fechada (o banheiro é pequeno, não tem box e se não fechar a porta molha o quarto), do outro lado uma sinfonia de miados reivindicava o direito de assistir às minhas abluções. Abri a porta e diante daquele mundaréu de água que caía, fugiram - e nunca mais quiseram me ver tomando banho. Escovar os dentes também não tem sido muito atrativo para eles: ficam um tempo a observar, logo cansam. Mas todo o resto que eu faço no banheiro, se acaso faço de porta aberta - e não tem porque fechá-la, se moro sozinho -, eles me acompanham e me assistem. Ficam a me observar, curiosos. Há vezes que sinto neles uma vontade de pularem e alcançarem aquele pedaço de mim que despeja água na retrete, mas até agora nunca tentaram de verdade. Penso que ganhamos todos com isso: eles evitam de cair no vaso, eu, de ter um arranhão em área delicada.


06 de maio de 2015
Imagem meramente ilustrativa do meu ideal para o banheiro.
Nesta foto, os irmãos assistem à máquina de lavar roupa.

Sem comentários: