sábado, 24 de outubro de 2015

O horror

O horror. Se meus gatos falassem, muito provavelmente teriam usado essa palavra para descrever o que passaram com a utilidade doméstica que recém comprei. Sentimento bastante contrastante com a curiosidade que enfiavam seus focinhos enquanto eu abria a caixa e montava o aparelho - estavam tão interessados que nem notaram que havia o fio da tomada para eles brincarem. Aparelho montado, ligado na tomada, firme em punho, ligo o aspirador de pó. Meu irmão havia avisado que o modelo era barulhento. Eu, contudo, impregnado pela lembrança ensurdecedora do antigo aspirador de pó da casa de meus pais, achei-o barulhento pero no mucho. Não foi o que acharam Mafalda e Guile. Ao ligar, se assustaram - melhor: se atemorizaram. Mafalda foi para baixo da mesa e começou com seu miado curto - quase um latido; Guile correu para debaixo da cama (na minha última temporada na casa dos meus pais, eles aproveitaram minha ausência para abrir um buraco no forro da cama e fizeram ali uma cabaninha, na qual passam madrugadas brincando, quase sem dar trancos que balançam a cama toda). Comecei a limpeza pelo quarto, e Guile tratou de fugir de seu precário esconderijo, achando um local seguro sobre a cama: embaixo da colcha. Mafalda eu não vi até desligar o aparelho - o que não levou muito tempo, dez minutos, se muito, visto que minha casa tem trinta metros quadrados. 
Limpo o filtro, enrolo o cabo, e guardo o aspirador num dos poucos lugares ainda vagos na minha casa: embaixo da pia da cozinha. Vou em busca dos gatos, e tenho certa dificuldade em fazer as pazes - tenho que agarrar o Guile, que foge de mim como se eu fosse o próprio aspirador de pó. Já acalmados, notam o monstro guardado. Mafalda tão logo vê, tão logo sai da cozinha. Guile várias vezes inspeciona - sempre a prudente distância e cheio de cuidados. Dois dias depois, quando vou utilizar o aspirador de pó pela segunda vez, ao me verem com o monstro em mãos, ficam alerta. Ao soar do estrondo, fogem ambos para um lugar escondido e seguro - embaixo da colcha -, e só saem de lá depois do som ter cessado há um tempo. O horror, dá pra perceber em seus corpos.

24 de outubro de 2015
Os irmãos muito bem escondidos em lugar seguro

Sem comentários: