Onde se informar

Impressos:

CARTA CAPITAL Semanário de Mino Carta. O editor anda ressentido, e tem escrito algumas coisas difíceis de engolir, mas é o que há de jornalismo impresso de esquerda e progressista no Brasil. Na verdade, é o que há de jornalismo impresso sério no Brasil, e não fake news ou fanfic fantasiado de jornalismo.

LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL Mensal comandado por Silvio Caccia Bava. Análises sobre acontecimentos no Brasil e no mundo, muitas vezes com assuntos tidos por secundários, ou menos urgentes - como abelhas, gentrificação de cidades estadunidenses -, mas que ajudam a entender muito do contexto brasileiro, dentro da lógica do mundo.

Mídia alternativa:

LUIS NASSIF ONLINE/GGN Textos sobre assuntos diversos (inclusive vários meus republicados). Grande destaque para as análises do próprio Luis Nassif, jornalista com experiência, conhecimento de bastidores e visão acurada - o professor Laymert Garcia dos Santos, da Unicamp, já havia dito que ele fora o primeiro a desvendar o xadrez que culminaria no golpe de 2016.

DE OLHO NOS RURALISTAS O site do jornalista Alceu Castilho faz marcação cerrada nos desmandos do agronegócio no Brasil (e no Paraguai!), seus desmandos de sempre, no que toca a direitos humanos, preservação do meio ambiente, desrespeito com normas de higiene, lobby no congresso, grilagem de terra e o que mais tiver. Inclusive, é curioso descobrir quantos cidadãos citadinos são também latifundiários. Em tempo: está passando o chapéu para manter as atividades.
OUTRAS PALAVRAS
NEXO JORNAL
PONTE JORNALISMO
JUSTIFICANDO
CENTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS AFRICANOS - UFRGS
JOTA
JORNALISTAS LIVRES
MÍDIA NINJA
THE INTERCEPT_ BRASIL
OPERA MUNDI
AGÊNCIA PÚBLICA
CONGRESSO EM FOCO
DIÁRIO DO CENTRO DO MUNDO
JUBILEU SUL
VI O MUNDO
ADITAL - IHU - UNISINOS


Internacional no Brasil:
BBC BRASIL (Inglaterra)
EL PAÍS BRASIL (Espanha)
SPUTNIK NEWS (Rússia)

Internacional:
AL JAZEERA (Catar)
PROJECT SYNDICATE (EUA)

THE NATION (EUA)
PÁGINA/12 (Argentina)
LA JORNADA (México)
THE NEW YORK TIMES (EUA)
RUSIA TODAY (Rússia)
RUSIA TODAY EN ESPAÑOL (Rússia)
FINANTIAL TIMES (Inglaterra)

Facebook:
LUIS FELIPE MIGUEL (professor de ciência política da UnB)
GILBERTO MARINGONI (professor de relações internacionais na UFABC)
FERNANDO HORTA
ALCEU CASTINHO

Estatísticas:
TRADING ECONOMICS
UN STATISTICS DIVISION
IBGE
THE OBSERVATORY OF ECONOMIC COMPLEXITY - MIT



Sem comentários: