sábado, 26 de julho de 2014

Unidos x cindidos

Em um país em que a democracia engatinha, quando muito, e o dissenso típico de uma sociedade democrática é visto como crise - ou então calado na base de balas de borracha e prisões arbitrárias -, colunas que pipocaram nos jornais do grupo Folha no início da semana podem significar algo mais do que informação: podem ser uma tentativa um pouco menos explícita de influenciar o voto de quem está em dúvida, ou mesmo dar subsídio para a época de campanha na tevê - "não somos nós quem estamos dizendo: saiu na imprensa, que é imparcial".
Não que não tenha havido desentendimentos no comitê de Dilma, e não que não possa haver uma união tucana em São Paulo em torno de Aécio. O pertinente é se questionar qual é, exatamente, a relevância disso e o porquê de tamanho espaço.
Na Folha de São Paulo de segunda, Valdo Cruz comentava que a campanha de Dilma foi tomada por conflitos, dado o medo de perder a eleição no segundo turno. A disputa entre "lulistas e "dilmistas" teria estourado quando Franklin Martins fez críticas à CBF. A revista Carta Capital (que não subestima seus leitores e é declaradamente favorável ao governo) dá a pista da importância dessa tensão: Martins é tido como O inimigo da Grande Imprensa corporativa, por ter diminuído, quando ministro de Lula, o envio de verbas governamentais a tais veículos e preparado uma lei dos meios de comunicação - a exemplo do que há em países desenvolvidos e tem sido implementando em países subdesenvolvidos, como México e Argentina. Diante da mera possibilidade de Martins ter algum papel relevante num enventual segundo mandato de Dilma, vale tudo para queimá-lo.
No dia seguinte, no Valor Econômico, é a vez de Raymundo Costa informar que o alto tucanato está unido como nunca, arestas aparadas e sem pontos de atritos: "PSDB de São Paulo se rende a Aécio". O tom do artigo é louvatório às pretensas qualidades conciliatórias e agregadoras do mineiro (perto do Serra, qualquer um é conciliador e agregador), e o próprio título pode ser encarado assim, dentro da mentalidade de que todo e qualquer desentendimento é pernicioso. Olhado de fora, o título é um tanto comprometedor: rendição é um termo militar, que não implica em conciliação e sim em sujeição. Ou o título foi infeliz, ou o artigo está equivocado, ou o PSDB paulista sofre da síndrome de Estocolmo - pois quem se engajaria "efetivamente" no projeto de um inimigo ao qual foi subjugado? -, ou, mais provável, pode ser um pouco de cada: Aécio calou a boca de alguns com o apoio e engajamento de outros.
Colocar as candidaturas petista e tucana em dois pólos bem antagônicos - um em crise, outro em lua-de-mel -, serve para tentar explicar por causas internas o que seria a queda da presidenta e a subida do oposicionista nas pesquisas. Ademais, serve para, discretamente, reforçar o discurso tucano, de que o PT divide o país, enquanto o PSDB se propõe a governar para todos: "se internamente já são rachados, imagina com relação à sociedade". Eis um discurso difícil de ser quebrado pelo PT, visto que a união tucana se baseia numa cisão velada, enquanto o PT se une ao explicitar essa cisão - periferia-centro, norte-sul, pobres-ricos, empreendedores-rentistas.
A moral da história óbvia dos artigos é que "a união faz a força", por trás, contudo, há a mentalidade pouco afeita à democracia do brasileiro médio: mais que a força, a união sem oposição seria o fundamento da democracia.


São Paulo, 26 de julho de 2014.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Lob-Esponja e Canções dentro da noite escura.

Na virada do século, Lobão era o cara no rock brasileiro. Em um momento em que as grandes gravadoras ainda tinham enorme força, ao ser posto de lado pela máquina da indústria cultural, levantou a voz contra o jabá, criou seu próprio selo - o Universo Paralelo - e lançou um disco, A vida é doce (1999). Uma jogada de márquetim e tanto - que iludiu alguns ingênuos, como este escriba -, mas que serviu pra apresentar ao grande público um pouco do modus operandi dessa indústria que se diz movida a talento.
Foi a polêmica que permitiu vendas expressivas do A vida é doce, mas o disco fazia por merecer. Seu antecessor, Noite, de 1998, era excelente, e o rockeiro manteve a qualidade. Claramente Lobão era um artista no seu auge, arriscando experimentações que o mercado não aprova e fugindo de modismos - Nostalgia da modernidade (1995) ia de samba, Noite, de eletrônica, enquanto isso os Titãs lançavam em 1997 seu disco-bunda Acústico MTV, ideal para tocar em elevador ou em reuniões de família classe-média conservadora.
Ainda por seu selo, Lobão lançou um disco ao vivo, 2001: Uma odisséia no universo paralelo (2001), razoável, e outro disco de estúdio, Canções dentro da noite escura (2005), em que as quatro primeiras músicas são uma seqüência que já vale o disco. Aqui ele encerra a fase áurea da sua carreira.
Depois desse disco, disse ele que se frustrou em fazer o disco e não ter a vendagem merecida, achou mais digno fazer jabá (mesa no II Congresso de Jornalismo Cultural) e gravar o que a gravadora queria. Fazendo tudo o que a gravadora mandava, lançou com dez anos de atraso, quando o modelo já estava esgotado, o Acústico MTV, releituras pobres e clichês de músicas antigas (é só tirar as letras e fazer alguns poucos consertos nos arranjos e se tem o acústico do Charlie Brown, do Lulu Santos, dos Titãs, etc). Conforme a wikipedia, Acústico teve uma venda nem 10% acima de Canções, os vinte mil que compraram o primeiro pela sua qualidade, foram substituídos por vinte mil que compraram porque apareceu na tevê. Desde então, sua mais alta rebeldia foi sua camiseta "Peidei, mas não fui eu" - sem dúvida chocante para o clube das avós das viúvas da ditadura, seu novo público cativo. E toda vez que ele abriu a boca, foi pra mostrar que peidos era coisa pouca pra ele: no melhor dos casos falou merda.
E por que raios venho ressussitar zumbi? Admito, ouvia Canções dentro da noite escura e no fundo lamento que seu cérebro tenha virado algo um pouco abaixo de um porífero decrépito. Tinha um futuro promissor ainda, aquele rockeiro semi-gagá da virada do século.

São Paulo, 17 de julho de 2014