quarta-feira, 18 de junho de 2014

18 de junho: os culpados por não terem combinado com os russos [Copa 2014 (toques)]

Se depois do primeiro jogo do Brasil seguiu-se um dia normal, visto que a vitória era óbvia e a alegria que muitos traziam no rosto era antes pela confirmação do que já era sabido, esta quarta a coisa mudou de figura: o clima menos leve, todos discutindo o jogo, apontando os culpados pelo empate inaceitável - a incompetência da seleção, a falha do Paulinho, o erro de Oscar. Paulinho? Oscar? Oscar pra mim é um jogador já aposentado, até onde me consta - e de basquete, ainda por cima! Assim como o Julio Cesar, goleiro aposentado até ser convocado pelo Felipão. Ah, sim, outro culpado pelo rompimento da ordem e da justiça futebolística foi o goleiro Ochoa – esqueceram de combinar com os russos, como diria Garrincha. E por falar em Méjico, trombo com um grupo de mejicanos, seu espanhol de curso de línguas - falado sem arrastar o ll até quase virar o ch dos argentinos e sem a língua presa e a bochecha solta dos espanhóis. Pessoas que não estavam discutindo a partida da seleção, finalmente! Perto do Teatro Municipal, um english speaker passa com uma placa “Compro tickets”. Não me soou um método muito eficiente, pela internet eu diria ter mais chances, mas com essa gringaiada toda perdida por Sampa, vai que a dinâmica da cidade não mudou. De qualquer forma ele aproveita para dar um passeio pela cidade nessa tarde que ameaça um toró para breve. Pouco adiante um homem com camisa da seleção da Itália passa me olhando insistentemente, a ponto me incomodar: que raios queria ele para me olhar tanto (e não parecia olhar de cantada)? Demoro um tempo até lembrar que estou a caráter pro clima: não porque uso um agasalho numa tarde fria, mas por ser tal agasalho da seleção italiana. Sempre me pergunto o por quê de ter comprado essa roupa: precisava, estava barata, é bonita, é certo, mas não gosto de dois dos títulos da Itália: oitenta e dois deveria ter ido para o Brasil de Zico, e dois mil e seis pra França de Zidane. Por falar em campeões, a Espanha seria eliminada pouco depois desse meu passeio.

São Paulo, 18 de junho de 2014.

Sem comentários: