quinta-feira, 2 de julho de 2015

Disputas na madrugada

Após ler minha última crônica sobre meus companheiros de apartamento, a voluntária da ONG Adote Um Gatinho que intermediou a adoção de Mafalda e Guile, hoje minha amiga no Fakebook, se disse espantada de eu ainda disputar com os peludos se eles dormirão comigo ou não. Se me conhecesse um pouco melhor, bem provável que se espantasse dos gatos ainda insistirem em dividir cama - e travesseiro! - comigo. Conto aqui um pouco dessa questão tensa que é dormir.
De início, as primeiras duas semanas, uma maravilha: eles dormiam na cadeira "deles", eu na minha cama. Se durante a noite precisavam ir ao banheiro - onde fica sua caixa de areia -, atravessavam meu quarto sem fazer barulho. É que ainda se consideravam visitas. Foi notarem que a casa era deles também e folgaram. Talvez tenha sido esse o período mais tenso da nossa relação noturna - até esta semana. Quando eu pensava em dormir, eles acordavam com a pilha toda. Não importava a hora: se num dia eu ia dormir à uma, eles estavam hiperativos às dez pra uma. Se no dia seguinte eu fosse dormir às três, à uma eles dormiam satisfeitos, e às dez pras trés eles acordavam - na pilha. Correm, pulam, derrubam, brincam, batem, sobem na cama, miam, sacolejam, alopram: tudo o que não haviam feito o dia todo, quando eu estava acordado - ou sequer estava em casa -, os dois dito cujos faziam na hora que eu ia dormir - e não havia o que fizessem param. Até então minha cama tinha um estatuto ainda ambíguo, certas noites era apenas um dos brinquedos desse apertado parque de diversões notívago, outras era a cama deles também. Meu irmão passou uma semana em minha casa nessa temporada, sofreu com a hiperatividade deles: houve uma noite que ele trancou os dois na sala, junto comigo, sem lembrar de pôr junto a caixa de areia. Foi durante a visita de meu irmão que eles, pelo visto, passaram a identificar a cama mais com o dono do que com a cama mesmo: antes de serem trancados sem banheiro novamente, passaram a me procurar para dormir.
Essa fase passou, felizmente. Digo, a fase de fazerem bagunça justo na hora em que vou dormir: agora eles esperam eu começar a roncar para só então tocarem o terror no apartamento, conforme verifico seguidamente pela manhã. Não me acordando, não me incomodo. A nova - e atual - fase, apesar de mais tranqüila, não o é de todo. Seria, se Mafalda seguisse os passos de Guile: ele chega, sobe pelos pés da cama, procura um lugar livre na metade de baixo, deita e dorme. Mafalda, não. Ela chega miando, não sei se anunciando sua chegada ou reclamando de não ter sido chamada, sobe na cama, passa por cima do meu rosto, cheira meu nariz, se preciso, passa por cima do meu rosto de novo, e insiste até achar uma brecha e dormir de conchinha: ou ela "por trás", uma pata entre meu braço e o corpo, se eles estão próximos, ou ela enconchada, se acaso deixo espaço entre o braço e o corpo suficiente para se enfiar. Para coroar, começa a roncar. Sim, também acho uma graça gato ronronar - mas não quando quero dormir! Aquele barulho bem junto ao meu ouvido e aquela mini britadeira me chacoalhando. Tento afastá-la, ela reclama, volta, afasto uma vez mais, ela demora pra voltar, e quando volta (se volta) já não estou mais neste mundo.
Esta semana, em outra (incomum) noite de insônia, Mafalda querendo dormir de conchinha, coloquei ela pra dormir junto com Guile, nos pés da cama - uma, duas, três vezes. Até os cobri com um outro cobertor - para ficarem mais à vontade. Ela reclamou, desceu da cama, logo voltou, ficou com o irmão e dormimos. Manhã seguinte, preparo minha vitamina para o café da manhã e vou me sentar na espreguiçadeira que tenho - um tecido em uma armação de metal. Ao sentar, sinto o pijama molhar. Me levanto, desacreditando que fosse o que parecia ser. E era: ela tinha mijado em minha espreguiçadeira (por sorte, para limpar é só jogar na máquina de lavar). Passou o dia arredia, mesmo à noite, quando tentei fazer as pazes. Na hora de dormir, se achegou direto com Guile. Gostei, e se ela se sentia vingada pela nova distribuição na cama, nem reclamaria mais da sua travessura. Por vias das dúvidas dormi com uma orelha em pé.


02 de julho de 2015

sábado, 27 de junho de 2015

Boechat contra Malafaia: por que o jornalista não falou tudo?

Alguns dias atrás, o jornalista Ricardo Boechat, em seu programa radiofônico matinal, mandou o pastor Silas Malafaia buscar rola, causando razoável frisson nas redes sociais, e proporcionando certo regozijo entre aqueles que abominam as posições defendidas pelos Arautos do Ódio, como o pastor. Contudo, para além desse pequeno gozo de vingança, de que serviu, qual a profundidade do desabafo de Boechat?
Escuto-o com alguma freqüência no rádio, visto que os comentaristas da rádio concorrente são intragáveis (ouvir Sardenberg, Jabor, Leitão, Madureira logo de manhã acaba com qualquer dia, e nem cito a excrescência que ocupa uma faixa do dial do rádio). Com tempo de sobra e liberdade além do que dá conta, Boechat seletivamente abusa de uma indignação moralista - bem ao gosto da classe-média diplomada e burra. Sua resposta a Malafaia é apenas estardalhaço muito com questão pouca - para não ter que cutucar onde realmente importa. Boechat abusa de adjetivos indelicados - "otário", "pilantra", "idiota" -, de chavões que não fazem ninguém repensar sua posição - "você é um charlatão, cara, que usa o nome de deus, de cristo para tomar dinheiro de fieis" -, e de um quê de valentão que chama o bandido pra briga. Isso acrescentou algo ao debate? Alguns memes daqueles que repudiam as posições do pastor, desconfio que palavras de indignação contra o jornalista entre aqueles que seguem e aplaudem o referido Arauto do Ódio. E o que mais? Mais nada. Boechat poderia mais - quero crer.
Primeiro, Boechat poderia mostrar que para discutir com um troglodita não é preciso se equiparar a um - assim como para combater a violência não é preciso apelar para a violência (ou então estaremos fazendo como o governador de São Paulo, e legitimando assassinatos extra-judiciais). Ao simplesmente recusar "palanque" ao pastor, Boechat dá a ele o argumento de fugir do debate, de recusa do contraditório, de intolerância. E é aqui que o jornalista poderia bater não só no pastor, mas em quem o dá guarida.
Pois Boechat poderia argumentar que não dará espaço para Malafaia porque ele, assim como a corja dos Arautos do Ódio, já possui espaço (e tempo) mais que suficiente para suas pregações, tempo e espaço que vão muito além do púlpito. Tomemos como exemplo aleatório o Grupo Bandeirantes de Comunicação. Trata-se do grupo que comanda tanto a rádio que Boechat é empregado, quanto a emissora de televisão na qual ele apresenta o telejornal noturno. É do Grupo Bandeirantes a concessão pública de um outro canal, chamado Rede 21. Diz o Código Brasileiro de Telecomunicações que uma detentora desse tipo de concessão pública não pode ter mais que 25% do seu horário negociado - seis horas, portanto. Não é o que faz o chefe de Boechat, que aluga quase que a integralidade da grade da Rede 21 para igreja evangélica - atualmente a Igreja Universal, do bispo Macedo.
Mas fiquemos na emissora principal do grupo, a Band. Confiro a grade de programação de sábado [http://naofo.de/5dhl]. Há nela uma hora - do meio-dia à uma - reservada para um programa chamado "Vitória em Cristo", comandado pelo pastor Silas Malafaia - vejam só, que coincidência! (Há ainda duas horas para outras religiões, além de duas horas de "infomerciais"). Aqui, penso, fica claro o quanto Boechat ladra conforme manda o dono. Por que, junto com a crítica de que Malafaia "usa o nome de deus, de cristo para tomar dinheiro de fiéis", ele não criticou também os Saad, que tomam dinheiro de quem usa o nome de deus para tomar dinheiro dos fiéis? Por que ele - assim como a vinheta da Rádio Bandeirantes contra rádios piratas - não defende a prisão de seus chefes, por serem contraventores penais? Talvez Boechat acredite no provérbio de que "ladrão que rouba ladrão" não é ladrão, mesmo agindo em desacordo com a lei (em vários aspectos) - o bom e velho "dois pesos, duas medidas". De onde Boechat acha que vem o dinheiro que paga seu salário, com o qual ele adquire seus bens, seu patrimônio? Se não chega diretamente das mãos dos fiéis, como no caso do pastor Malafaia e congêneres, sai das mesmas mãos, desses fiéis incautos, passa pelas mãos dos exploradores da fé alheia, das mãos destes vai para as da família Saad, e da dos chefes chega até sua conta. Mas dos donos Boechat não fala - nem ele nem qualquer outro jornalista da Grande Imprensa. Seria ele uma versão modernex do explorador da fé alheia?
Mandar Malafaia buscar rola é diversionismo para ocultar as verdadeiras questões, aquelas que geram Malafaias, Boechats, Saads e uma massa de crentes - da igreja ou da imprensa - que aceitam e acreditam passivamente em tudo o que os pastores, os jornalistas, os "formadores de opinião", os donos da Grande Imprensa falam.
27 de junho de 2015.