domingo, 11 de abril de 2010

O início

Conforme a lei, ainda não temos campanha, ainda não há candidatos - no máximo pré-candidatos, como se aqui, a exemplo dos EUA, houvesse prévias. Saindo da lei e caindo no mundo, penso que o sábado último pode ser considerado o início pra valer da campanha presidencial de 2010: não só porque o lançamento da candidatura Serra marca a definição de um dos dois principais eixos da disputa, como pelo fato do PT ter marcado evento concorrente ao do PSDB, em claro sinal de disputa.

Mas disputam o que, ja que não há candidatos?

Por ora a disputa entre PT e PSDB se dá pelo recorte dos temas que balizarão o debate político e a conseqüente clivagem do eleitorado que tais temas imprimirão. "Debate político", que fique claro, não tem nada de discussão de programas, é antes de tudo disputa de slogans.

Acreditando na tese da transferência de votos, Dilma Rousseff desde o início da sua pré-campanha - e isso já faz tempo - se atrelou ao presidente Lula, dono de uma popularidade recorde. Com esse mesmo raciocínio tem tentado ligar o agora pré-candidato (até pouco tempo atrás apenas o nome mais bem colocado na disputa pelo Planalto) Serra ao governo FHC. O PSDB também crê nessa tese, de forma que tem tentado escapar desse recorte. De início, acuado, tentou caracterizar Rousseff como fantoche de Lula, falava em discutir futuro e não o passado. A resposta do PT era sempre a mesma, reforçando o recorte que julgava mais proveitoso.

O PSDB saiu da defensiva com o slogan do Serra, "o Brasil pode mais". Com essa frase ele conseguiu abrandar a pecha de opositor a Lula: admite os ganhos dos oito anos do lulismo e propõe avanços - ou melhor, insinua avanços, já que, no fundo, não propõe nada além de um esfumaçado mais do mesmo. Uma espécie de "carta ao povo brasileiro" do PSDB, lançada não para apaziguar o andar de cima, mas o de baixo.

Por ora, o recorte do PSDB parece ser o dominante. Não só pela nova tônica do discurso petista - pobres x ricos -, como pela forma que, no evento de sábado, Lula respondeu ao slogan serrista: "se eles podem mais, nós fazemos mais". A discussão, portanto, está nesse "mais". O PT deverá insistir na comparação dos governos, mesmo que seja para ilustrar o seu "mais" frente o "mais" do PSDB. Porém, quem agora está dando as cartas é o PSDB.

De qualquer forma, a campanha ainda está bem no início e é bom lembrar que Serra e Rousseff não são os únicos candidatos.


Campinas, 11 de abril de 2010.

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