quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Estamos em guerra!

Uma guerra não começa quando é atirada a primeira bomba, ela começa quando, diante de um objetivo de poder, são traçadas as primeiras estratégias e preparadas as primeiras armas.


No Brasil da necropolítica permanente e recentemente potencializada e escancarada, os avisos vem de longo tempo - os sinais são nebulosos mas visíveis desde 2013. Porém, parte da esquerda só passou a desconfiar que a política foi substituída pela guerra nestas eleições, quando o sol ficou oculto atrás do enxame de aviões bombardeiros, e o solo se desfez sob nossos pés, diante do impacto das bombas. Dresden é aqui, Hiroshima é aqui, Nagasaki é aqui (Auschwitz é aqui há 500 anos ininterruptos, para as pessoas eleitas). Até então, essa parte seguia achando que as demonstrações da guerra nas periferias e as cicatrizes por ela deixadas em corpos pretos eram casos isolados, que os tiros na caravana de Lula em 2018 eram pontos fora da curva, e que o futuro nos redimiria milagrosamente, simplesmente porque estaríamos do lado certo da história. 

Ainda assim, não adiantaram as bombas, as mortes, o estado de esgarçamento social e emocional: uma outra parte da esquerda ainda acha que estamos fazendo política, e não guerra, segue achando que tem a verdade e que a história é alguma deusa do Olimpo - que Olimpo ainda influencia algo no mundo. Que tenhamos a verdade, que estejamos do lado certo, isso pouco vale numa guerra. Eis o imobilismo de quem não é capaz de suportar a realidade: esse legado moral só tem valor quando historiadores do futuro se debruçarem sobre nossos tempos, e a depender do lado vencedor - até hoje os europeus estão do lado de certo da história por todas as atrocidades e todo o genocídio cometido fora de seu território. Para agora, cabe é sobreviver, é seguir na história, podendo fazê-la e efetivamente atuando nela conscientemente. 

E para atuar é necessário poder - e não apenas a verdade. Até porque, se a verdade nunca foi condição necessária para vencer guerras, na atual, baseada no irrealismo-especular-espetacular da existência social e quotidiana, a verdade está sendo esvaziada de qualquer lastro imediato, se transformando em um signo vazio. E é por isso que parte da esquerda tem dificuldade em visualizar a guerra que vivemos, com toda a sua consequência, sua mortificação da natureza, dos corpos, dos ânimos, das esperanças. 


Sobreviver até amanhã é o objetivo da maioria das pessoas. E matar, numa autoimplosão que arraste consigo o que conseguir, quando nem esse amanhã puder mais ser vislumbrado. Esqueçam os planos de férias, de casa ou carro novos e outras quinquilharias: isso são ilusões para tirar as pessoas do presente, para não enxergarem que sua vida só está garantida até amanhã, se não se mortificarem hoje e sempre - e sempre é muito tempo. Por isso planejar as férias e as compras são importantes opiáceos - para quem ainda os possui. O neofascismo trabalha com esse encurtamento do horizonte histórico como forma de arregimentar seus fanáticos, seu exército, suas milícias - sim, o fim da história oficialmente é um lema neoliberal, mas o liberalismo nada mais é que um desvio, o fascismo tentando se portar à mesa da velha aristocracia medieval. 


Uma guerra não termina após a batalha principal. Waterloo, Stalingrado apenas inverteram o jogo, a guerra continuou. Quantos da esquerda sabem que estamos em guerra? Não é porque hoje não houve bombas caindo do céu que amanhã elas não cairão novamente. Se abandonarmos a luta e acreditarmos apenas na institucionalidade, como nos primeiros mandatos de Lula, seremos destruídos em menos de quatro anos - ou seguiremos dependentes da dupla Lula-Janones, num personalismo que não nos abre perspectivas.  

Lula venceu o pleito mais fraudado desde 1946. Ainda precisará assumir. Precisará assumir e ter condições de governabilidade. Precisará ter um país que não esteja todo destruído pela máquina de guerra encrustada no parlamento. Precisará enfrentar a guerra de classes travada pelo judiciário em conluio com a mídia. Precisará desarticular milícias formadas por agentes do estado e fanáticos religiosos.

As redes sociais seguirão um campo de batalha, de construção do irrealismo-especular-espetacular, que norteia afetos e ações de milhões de pessoas que nunca tiveram uma existência plena em suas vidas (nem tanto plena de direitos formais, e sim de contato consigo e com seus desejos).

As ruas seguirão palco de disputas, de protestos, de desvarios e de pautas justas - que podem trazer o cavalo de troia do fascismo, como o Passe Livre, em junho 2013 -; palco de violências e mortes, e acusações contra a esquerda. (O trancamento das rodovias que vemos neste pós eleição é um ensaio tosco: o ataque virá com Lula na presidência, a partir de um pauta legítima, talvez puxado por um movimento popular legítimo).


O Brasil é o destaque do momento na guerra mundial que o neofascismo pôs em curso. Por ser um país grande e importante e, ao mesmo tempo, de instituições fracas e vendidas, não desistirão fácil, e não hesitarão em investir nessa guerra, com o objetivo de instituir uma teocracia fundamentalista cristã ultraliberal (semi-escravocata), com a qual embolsarão lucros exorbitantes e exportarão sua noção de liberdade para a periferia do mundo - um arranjo que permitiria aos EUA terceirizarem parte de seu trabalho sujo no globo. Vale ressaltar que nunca tivemos uma ocupação estrangeira desde a separação de Portugal porque o exército brasileiro é essa legião estrangeira ocupando nosso território. A quinta coluna está posta no interior do Estado e paga com dinheiro dos nossos impostos.


Vencemos uma batalha, uma importante batalha, não a guerra. O risco de um contra-ataque rápido e de derrota seguem à espreita. Os neofascistas estão prontos para tomarem o Brasil de assalto (com apoio de boa parte de nossas elites e da burguesia internacional), se acharmos que podemos baixar a guarda. Pelos canais institucionais, Lula, PT e atores políticos relevantes caminham por um campo minado e precisam desarticulá-lo, sem ceder a anistias que deixam feridas abertas. Da nossa parte, mais que ocupar, é imprescindível manter o trabalho de base permanente, não apenas na internet (e de forma organziada e efetiva), como também nas ruas e praças. Estamos em guerra.


02 de novembro de 2022

Sem comentários: