O
que esperar de um espetáculo que faz o Elogio de Guerra, como o apresentado pela Compañia Hombrebuho, vinda da Colômbia famosa
por tanto conflitos armados? Tiros, mortes, desespero, a dificuldade em seguir
vivo diante da ameaça de tanta tecnologia de morte e destruição? O
que há de se elogiar na guerra?
Yenzer Pinilla García nos convida, contudo, a se desfazer
do imediato como forma de compreender o que se passa diante de nós -
seja o espetáculo a que assistimos, seja o mundo em que vivemos. O
título é uma metacrítica sutil e feliz: se hoje elogio é sinônimo
de louvor, a origem da palavra remete a epitáfio (do latim elogium)
ou a palavras (do grego λογιον).
E é isso que o artista faz em cena: uma seqüência de palavras em
tom de palestra - longe de qualquer empostação teatral -, com a
qual elenca aquilo que o encaminha para a morte da sua própria humanidade, derrotada
por uma guerra em que a tanatotecnologia é feita não de destruição imediata,
mas de falsos positivos - a começar pela hipocrisia dos laços
sociais, incapazes de sustentar qualquer subjetividade. Discurso
feito por um sujeito presente, consciente de si, de seu corpo e suas potencialidades - representado na sua grande habilidade corporal do artista, que faz parecer simples e fácil a gama de movimentos e o domínio da gravidade que possui -, mas que tenta se identificar com a própria sombra.
Elogio da Guerra é feito, portanto, de um discurso humano (racional) em um corpo humano (para além do racional), arruinados por uma sociedade (anti) humana, excessivamente racional. Corpo palavra razão - λογος σομα - são subjugados a uma racionalidade heterônoma ao sujeito: em nenhum momento o intérprete consegue ser por completo: surgido da queda, imerso nos laços sociais que herdou de nossos antepassados, ele não se enxerga que não em fragmentos, e se desarticula, se desfaz do que sequer chegou a ser - mas parece ter vislumbrado em algum momento do passado como possibilidade (talvez ideal) -, a ponto de colapsar, primeiro como uma falha de imagem-espetáculo, até se ver robotizado e reificado, alheio a si próprio: "Estou sempre seguindo em vez de ir para onde quero ir”, diz, ao fim, um corpo humano de gestos mecânicos.
Saio da Olido rumo à minha casa, que no dia seguinte preciso seguir com a vida produtiva que me faz parecer alguém.
02 de agosto de 2016
Elogio da Guerra é feito, portanto, de um discurso humano (racional) em um corpo humano (para além do racional), arruinados por uma sociedade (anti) humana, excessivamente racional. Corpo palavra razão - λογος σομα - são subjugados a uma racionalidade heterônoma ao sujeito: em nenhum momento o intérprete consegue ser por completo: surgido da queda, imerso nos laços sociais que herdou de nossos antepassados, ele não se enxerga que não em fragmentos, e se desarticula, se desfaz do que sequer chegou a ser - mas parece ter vislumbrado em algum momento do passado como possibilidade (talvez ideal) -, a ponto de colapsar, primeiro como uma falha de imagem-espetáculo, até se ver robotizado e reificado, alheio a si próprio: "Estou sempre seguindo em vez de ir para onde quero ir”, diz, ao fim, um corpo humano de gestos mecânicos.
Saio da Olido rumo à minha casa, que no dia seguinte preciso seguir com a vida produtiva que me faz parecer alguém.
02 de agosto de 2016
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